A CONVIVÊNCIA NO BLOG

Recentemente, esse blog sofreu o ataque de um troll que me levou a apagar os comentários de um post, dada a total e completa desconexão entre o objeto da caixa e o post referido. Em outros termos, só havia ofensas e mais ofensas, sem qualquer conteúdo que pudesse contribuir para aclarar, discutir, criticar, desconstruir ou invalidar o que estava escrito no post. Nesse caso, não creio ser necessário dizer que, por não ver qualquer sentido em manter isso atrelado ao post, apaguei e apagarei os respectivos comentários. O verbete da wikipedia que linkei acima arrola algumas condutas típicas do troll que parecerão familiares a quem acompanhou a discussão:

  • Jogar a isca e sair correndo: consiste em postar uma mensagem de polêmica grande já esperando uma grande reação em cadeia e flame war. Porém o troll não se envolve mais na discussão, some após a mensagem original e se diverte com a repercussão. Uma forma mais branda é postar noticias polêmicas (às vezes mensagens não-verídicas) só para observar a reação da comunidade.
  • Induzir a baixar o nível: alguns trolls testam a paciência dos interlocutores, induzem e persuadem a pessoa a perder o bom senso na discussão e apelar para baixaria e xingamentos. Com isso, o troll “queima o filme”, consegue que a pessoa se auto-difame na comunidade por ter descido a um nível tão baixo.
  • Repetição de falácias: outro método usado que induz ao cansaço, aqui o troll repete seu conjunto de falácias até que leve seu interlocutor à exaustão, alegando depois ter vencido a discussão após o abandono do oponente.
  • Desfile intelectual: um troll pode ter um bom nível intelectual, vocabulário sofisticado diante de outros discursantes, desfilar referências e contradizer os argumentos dos rivais por conhecimento e pesquisa, muitas vezes expondo-os ao ridículo e questionando sua formação educacional.

Como vocês podem ver, tudo que o troll quer é obter as reações que menos desejamos realizar. Mas, como somos humanos, feitos de carne-e-osso, às vezes perdemos a paciência e nos excedemos nas respostas. Como diz o link citado, “não alimente os trolls”. É a recomendação que seguirei nesse blog e peço o mesmo dos comentaristas.

Para os trolls: infelizmente, não será por aqui a festa. Certamente você (troll) deve estar magoadinho pela falta de reconhecimento no mundo. Uma dica: faz bem para a saúde superar a inveja e o ressentimento. Não se alimente disso, só lhe prejudica. Mais uma dica: nenhum, absolutamente NENHUM debatedor reconhecido ataca o outro com a deselegância com que vocês atuam. Posso odiar a posição do outro, mas argumentos ad hominem e xingamentos em geral apenas queimam quem os exerce. No mais, se acham o blog irrelevante e tudo mais, simplesmente não leiam. É um direito de vocês. E, no final das contas, a irrelevância tem seu charme.

Peço desculpas aos leitores, mas de vez em quando temos que perder tempo com essas discussões.

Anúncios

5 respostas em “A CONVIVÊNCIA NO BLOG

  1. Bah, que chato isso!!! Um dos melhores blogs na-ra-cionais…

    Estamos aí esperando mais um novo debate!!

    Força Grêmio Hey!!!

  2. Moysés,
    há muito tempo que passei a moderar os comentários em meu blog.
    É chato fazer isso, mas é uma boa maneira de evitar os trolls e outras pragas que habitam o mundo cibernético.
    Seu blog é 10!
    Abs.

  3. Achei que tu agiu mal – heh!

    1. Devia deixar os comentarios ali – ate porque infelizes que querem “discutir” em blogs sem a devida identificacao geralmente querem esse arremedo de ibope(zinho) que, se ignorado, vira piada pronta.

    2. Fazer UM POST sobre isso ultrapassou os limites. Faz um post dedicado a algo melhor.

    Ps: moderar comentarios parece razoavel quando alguem visa criar polemiquinhas sem mostrar (toda) a cara, mas ainda acho que nao dar trela para debates sem eira-nem-beira se faz a melhor estrategia.

  4. Eu queria fazer isso (escrever outro post) o mais rápido possível, mas a criatividade está me maltratando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s